Como controlar os gastos com telefonia da sua empresa

Como controlar os gastos com telefonia

Com cada chip e operadora contratados, o serviço pode tornar-se custoso quando não existe rastreamento de todos os dispositivos conectados. Confira como você pode controlar os gastos com telefonia e pare de perder dinheiro com a conexão!

A sua empresa está gastando recursos de forma desnecessária?

Ter controle total sobre o gasto de dados e saber exatamente com quais aplicações seus chips M2M estão sendo utilizados é o primeiro passo para deixar de pagar por serviços não utilizados. Veja alguns exemplos de gastos que muitas vezes passam despercebidos:

Gastos com a gestão de chips M2M

Dispositivos depreciados que ainda estão conectados e portanto continuam incluídos na fatura mensal da operadora. Se você não utiliza mais um chip, por que deveria pagar por ele? 

Outro caso de gasto desnecessário é a utilização de chips M2M de uma operadora que não oferece a melhor conectividade na região em que a empresa atua: dessa forma, o serviço contratado não atende as necessidades do negócio e então gera um gasto extra.

Como controlar os gastos com telefonia

Gastos com a gestão de faturas separadas

Às vezes, diversas operadoras acabam sendo contratadas para atender diferentes áreas da empresa: uma para SAC, outra para IoT e assim por diante.

Nesse caso, cada operadora envia uma fatura separada e muitas vezes com informações que precisam ser esclarecidas. A análise ocupa tempo valioso de funcionários quando o mesmo poderia ser aproveitado para inovação, melhorias no atendimento ao consumidor e mais.

Isto é ainda mais verdade quando estamos falando de gerir centenas ou milhares de sim cards, faturas, prazos e demais obstáculos que acabam drenando recursos de forma desnecessária. 

Riscos de não controlar gastos com os chips M2M

Os chips M2M são usados como uma forma de conexão mais estável que a rede Wifi em vários setores, como varejo, logística, indústria 4.0, segurança patrimonial, cidades inteligentes, meios de pagamento, agricultura e outros. 

Contudo, sem uma boa gestão de conectividade, a utilização (e também a não utilização) dos chips de operadoras pode gerar gastos desnecessários. Confira alguns deles:

  • Os funcionários precisam fazer a gestão de contas de operadoras manualmente;
  • Os chips não mais utilizados não são rastreados mas continuam ser pagos na fatura;
  • Não há transparência no uso de dados;
  • A comparação entre o custo-benefício de diversas soluções de chips de telefonia pode se tornar impossível.

Vantagens de gerenciar os gastos com telefonia

Rastrear todos os chips M2M que sua empresa utiliza e paga mensalmente é o primeiro passo para evitar gastos desnecessários e que muitas vezes passam despercebidos. 

Como controlar os gastos com telefonia

Uma boa gestão de conexões utilizadas na sua empresa consegue identificar soluções que não servem mais e assim automatizar tarefas da equipe, economizando o tempo gasto no gerenciamento separado de cada uma das contas de telefonia. 

Além de possibilitar maior transparência, uma visão 360° sobre os chips utilizados também pode trazer oportunidades de melhorias como por exemplo a escolha de operadora que trará maior custo-benefício para seus negócios. 

Como economizar com telefonia na sua empresa: dicas práticas

1. Organize suas faturas em uma planilha

Reserve um momento para baixar suas faturas a cada mês e as transforme em uma folha de cálculos como excel ou google sheets. Depois, analise os dados da sua base de linhas operacionais com as linhas contratadas.

2. Controle o consumo mensalmente

Acompanhe a evolução de gastos e descubra oportunidades para contratar o plano correto para sua operação, região e orçamento.

3. Converse com seu consultor 

Fique em contato com as operadoras e assegure-se de sempre ter um plano atual e com o melhor valor de mercado.

4. Conheça a solução completa de gestão de chips M2M da BR Captura

A plataforma exclusiva da BR Captura pode ajudar sua empresa a economizar com telefonia.

Com uma solução personalizada para sua empresa, você pode acompanhar o consumo de todas as operadoras em um único lugar, sem precisar analisar cada conta de cada operadora por separado, além de mostrar quais chips estão inativos (mas que continuam registrados no plano da operadora) para prevenir gastos desnecessários

O resultado? Você e seu time conseguem controlar os gastos e economizar horas consumidas pelo acompanhamento manual de chips

Conheça a BR Captura e comece a economizar com telefonia agora mesmo!

Rolar para cima