Rastreamento de Frotas com M2M: Conheça Todos os Benefícios

Benefícios Rastreamento de Frotas com M2M

Todas as indústrias precisam evoluir no constante ritmo das novas tecnologias. Hoje, vamos tirar dúvidas e falar mais sobre como a introdução de tecnologias IoT/M2M, e sua gestão cuidadosa, estão mudando o mundo do rastreamento de frotas. Vamos lá?

 

Sabemos que todas as áreas de atuação e indústrias estão à mercê das novas tecnologias. De pequenas empresas à gigantescas multinacionais, empreendedores e gestores não tardaram a perceber as enormes vantagens trazidas pela Internet das Coisas, ou IoT, e as redes de M2M para suas operações e objetivos. Com maquinários cada vez mais inteligentes, coletando informações para análise e desenvolvimento de pontos de ação cada vez mais precisos, uma nova era de produtividade e sustentabilidade de processos tinha início.

Rastreamento de Frotas 2.0

Sendo assim, é natural que o rastreamento de frotas evoluísse em igual medida, trazendo segurança e eficiência tanto para a empresa e motoristas, quanto para clientes intermediários e finais. Muito mais do que simples sistemas de rastreamento antiquados, as aplicações desta conectividade ultrapassam, e em muito, o “saber onde o caminhão está”.
Image for post

Sensores capazes de captar uma miríade de informações e dados entram em jogo, analisando aspectos da viagem que sequer poderiam ser sonhados até então. Quando bem administrados e analisados, estas informações são capazes de revolucionar o mercado de entregas, estejam elas perto ou longe.

IoT em Gestão Logística

Agora vamos explorar um pouco mais sobre as aplicações e benefícios da introdução de tecnologias IoT/M2M no rastreamento de frotas, assim como na gestão logística como todo.

• Localização Veicular

Uma das vantagens mais evidentes da comunicação entre gestores, GPS’s, sensores e redes conectadas é o acesso à localização em tempo real de qualquer veículo, mesmo em frotas numerosas e espalhadas pelo país ou até mesmo mundo. Isto gera um aumento considerável na segurança de motoristas e cargas, já que roubos se tornam uma tarefa muito mais complicada, além de aumentar o controle de gestores sobre o processo.

• Condições de Cargas e Veículos

Como dissemos, as novas tecnologias vão muito além do rastreio. Além de localizar a frota, também é possível acessar informações sobre as condições de cargas e veículos, permitindo que reparos possam ser realizados preventivamente, e cargas estejam em condições ideais para que a entrega seja feita com sucesso.

• Sustentabilidade

Uma consequência direta do monitoramento de carga é a diminuição de desperdício. De acordo com o estudo “Desperdício de Alimentos”, publicado pela EDUCS, a identificação de melhores percursos para cada produto e suas necessidades pode aumentar expressivamente a produção agrícola brasileira, diminuindo custos de alimentos para a população e criando empregos através da fomentação das indústrias envolvidas direta e indiretamente.

Gestão Logística com a BRCaptura

Além de ajudarmos nossos clientes a construir redes inteligentes, assegurar seus patrimônios através de smart security e até mesmo implementar redes que englobam cidades inteiras, a BRCaptura também está ao seu lado na hora de rastrear frotas de veículos e cargas, além de introduzir as melhores e mais modernas tecnologias na gestão logística do seu negócio.
Nosso time de experts está preparado para aumentar a produtividade de suas operações através de soluções e serviços especializados e feitos sob medida para você, maximizando ganhos e a sustentabilidade da empresa no processo.

Rolar para cima